Como identificar um relacionamento abusivo

Primeiro de tudo, pare de achar que relacionamento abusivo é só agressão física, existe agressões psicológicas e emocionais. Muitas vezes as atitudes começam de formas sutis, como um "não gostei de você com essa roupa" ou "essa roupa está vulgar" e por ai vai. Esses são um dos pequenos sinais que os companheiros mostram, ser controlador, possessivo, diminuir a mulher e afetar a autoestima dela. Em geral o agressor se sente mais importante, se sente de certa forma superior a sua companheira, e isso está ligado a uma sociedade machista, em que os homens são "melhores" e mais "eficientes" que as mulheres. Muitos acreditam que esse é o jeito certo de pensar, mas a sociedade está mudando e as mulheres se impondo cada vez mais e deixando claro sua voz e o seu posicionamento.

Quando a violência é física, os agressores fazem as vitimas acreditarem que ela apanhou porque merecia, por que se comportou de uma forma "inadequada", em casos extremos mulheres chegam até pedir desculpas por ter apanhado. Um caminho por mais difícil que seja, é pedir ajuda a familiares e amigos, procurar ajuda com psicólogo é um caminho mais seguro de reconhecer e aceitar que está em um relacionamento abusivo. 

NÃO ACREDITE NAS PROMESSAS DE MUDANÇAS
Muitos irão mostrar arrependimento, pedir desculpas, isso pode durar alguns dias ou semanas, mas na primeira oportunidade eles vão dar o deslize. Claro que alguns conseguem mudar, buscando ajuda, fazendo um tratamento, mas são raros.


Comentários

  1. Concordo com tudo, algumas pessoas realmente mudam. Mas como disse, são bem raras.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que um achar que o outro tem OBRIGAÇÕES sem o consentimento do próprio, o ato vai ser ABUSIVO. No relacionamento tem que haver equilíbrio, compreensão e cooperação.

    ResponderExcluir
  3. Assunto atual e muito importante para nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário